A Azulcer, que nos presenteia com a carismática cerâmica tradicional portuguesa, foi classificada pelo eCIRCULAR e é a estrela no novo episódio do Minuto Energia.
A Azulcer está classificada pelo eCIRCULAR, o sistema desenvolvido pela Adene, que permite a avaliação do desempenho e a melhoria das práticas de gestão em economia circular de organizações.
Na auditoria realizada para essa classificação foi valorizada a partilha de bens maximizando a eficiência da utilização de recursos. A Azulcer permite que alguns artistas cozam as suas peças nos fornos da empresa. Maior eficiência da utilização de recursos é economia circular.
Foi valorizada igualmente a parceria com o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro. Novas formas de operar, decorrentes dessa parceria, minimizam perdas e o uso de matérias-primas. Isso é também economia circular.
Na Azulcer reaproveitam todos os vidrados que sobram de produções de cores claras para fazerem as cores mais escuras. Todo o excesso de barro de produções de peças maiores é recuperado para fazer peças mais pequenas. E a secagem dos materiais é feita com calor aproveitado das estufas e dos fornos.
A economia circular é transformar o desperdício conferindo-lhe utilidade. Este é o foco do novo episódio do Minuto Energia, tendo como pano de fundo a magnificente arte milenar: a cerâmica.
Economia circular e a eficiência de recursos andam de mãos dadas. Na arte tradicional portuguesa. Na Azulcer, com o eCIRCULAR.